INCRIÇÕES ABERTAS

Equipe da Universidade Live Pampédia

Claudia Mota
  

Cláudia é mãe, antes e acima de qualquer coisa. Formada em Letras e pós graduada em Pedagogia Espírita e Psicopedagogia, é sócia-fundadora da ABPE e professora. A paixão pelo conhecimento foi sua mola propulsora desde a infância e a sede pelo saber sempre a guiou até que foi tomada por outra paixão avassaladora: o amor maternal. Sua passagem pela Universidade deixou um misto entre o amor ao conhecimento e o desencanto pelo sistema acadêmico. Contribuindo com projetos da Universidade Livre de forma voluntária, Claudia segue aprendendo e amando a humanidade.

 

Roberto Colombo
  

Roberto é engenheiro de formação, com doutorado em Administração pela GV, tem duas grandes paixões: os netos e o jazz. Toca bateria, numa banda, aos 78 anos. Programa planilhas financeiras. E depois de trabalhar durante anos no mundo corporativo, descobriu que só a Educação pode mudar o mundo. 

 

Litza Amorim
  

Litza Amorim, graduada em Gestão de Políticas Públicas, pós-graduada Pedagogia Espírita, é mestre e doutoranda em História da Educação,  inspirada pelos clássicos da educação e com fome de saber como a civilização chegou aonde chegou. Tem muito interesse por história do cristianismo, por filmes históricos (especialmente se fizerem chorar) e por homeschoolling para seus futuros filhos (que ainda são um projeto, mas já têm uma bela coleção de livros infantis).

 

Amelia Cristina Leme 
    

Amelia é pedagoga, com Especialização em Deficiência da Áudio Comunicação e Deficiência Mental e Pós-Graduada em Pedagogia Espírita. Trabalhou durante 20 anos com crianças portadoras de necessidades especiais, e com pacientes com distúrbios psiquiátricos. Faz trufas, artesanatos diferenciados e leva no coração a força da amizade e a busca da justiça. Acredita que o acolhimento é a base de tudo e ele se dá através do companheirismo, compreensão e, principalmente do amor, e é essencial para a Educação. Deseja um mundo melhor, mais justo e mais humano, e  acredita que somente através da Educação transformadora e positiva podemos alcançar esse resultado tão almejado.  

 

Dora Incontri
Coordenadora Geral
   

Dora é jornalista, educadora, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela USP. A que quer mais liberdade e amor na Educação de todos e de todas, mas não deseja jogar fora o que a Universidade fez em mil anos de história. Anarquista, com dois pés no futuro, que mantém um vínculo com os grandes
mestres do passado. 

   

 
Laura Torres
Assistente administrativo
   

Laura é observadora e cinéfila, formada em administração de empresas adora trabalhar com números e os organiza numa planilha como uma artista pinta um quadro. Na escola sentia falta de uma abordagem mais humana.
Virou fã do pequeno príncipe e a pesar de sua personalidade esquentadinha aprendeu com
ele a afastar os Baobás.

   

 

Mauricio Zanolini 
Gerente de projetos educacionais
   

Maurício é designer, montador, ilustrador, editor, blogueiro e educador. Prefere exercer sua “necessidade de controle” lavando louça e fazendo café, porque ainda não se convenceu dos benefícios da dança circular. Adora narrativas fantásticas em quadrinhos e a história das cores. Sonha todos os dias.

 

// fale com ele

 

Alessandro Cesar Bigheto
  

Alessandro Cesar Bigheto é pedagogo, filósofo, mestre em Educação pela Unicamp. Autor de obras didáticas e infanto-juvenis. Professor. Pai de duas meninas lindíssimas. Emotivo por natureza. E apaixonado por Eurípedes Barsanulfo, Platão e Pestalozzi!

 

 

Rede de Educadores

  • André Andrade Pereira

Possui graduação em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). É professor da UFF, no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e na área de Ciência da Religião, com ênfase em diálogo inter-religioso, estudos sobre espiritismo e educação e espiritualidade. 

 

  • Alexander Moreira de Almeida (palestrante)

Médico Psiquiatria. Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da USP. Fundador e Coordenador do NEPER (Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria HC-FM-USP) Pós-doutorado pela Duke University, USA. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

  • Alexandre Leone

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008), com Pós-Doutorado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH - USP (2013). Master of Arts (Jewish Philosophy) pelo The Jewish Theological Seminary of America de N. York (2004), ordenado rabino pelo The Jewish Theological Seminary of America (2004). Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH- USP (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH - USP (1991). 

 

  • Alysson Leandro Mascaro (palestrante)

Graduação em Direito (USP), doutor em Direito pela USP. Livre-docente em filosofia do Direito pela USP. Professor da Faculdade de Direito São Francisco (USP) – SP.

 

  • Antonio Roberto Barros (Sheikh Muhammad Ragip)

Nome islâmico de Antônio Roberto Barros, engenheiro eletrônico, psicólogo e pós-graduado em administração de empresas, foi iniciado na Ordem Sufi Halveti Jerrahi, em Istambul na Turquia, abraçando a religião islâmica como parte do ritual de iniciação. Atualmente representa a Ordem Sufi Halveti Jerrahi no Brasil, organização fraternal dedicada à Espiritualidade e desenvolvimento interior do ser humano, com representações em vários países da Europa, América, Ásia e África.

  • Célia Arribas

Graduação em História (2001-2005) pela Universidade de São Paulo, mestrado (2006-2008) e doutorado (2010-2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF, integrando a linha de pesquisa Diversidade e Fronteiras Conceituais.

  • Claudia de Martino Mota

Graduação em Letras pela Unesp, pós-graduação em Pedagogia Espírita, pela Unibem, pós-graduação em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Claretianas.

 

  • Claudia Mandato Gelernter

Psicóloga clinica e social, pós-graduada em Tanatologia e em Pedagogia Espírita.

 

  • Dora Incontri (Dora Alice Colombo)

Graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela USP. Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP. Coordenadora geral da Universidade Livre Pampédia.

 

  • Humberto Schubert Coelho

Graduação em mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora Doutorado sanduíche em Ciência da Religião nas universidades de Juiz de Fora e Martin-Luther Universität Halle (Alemanha). Realizou estágio pós-doutoral na EST. 

 
  • João Francisco Regis de Morais ­

Graduação em Filosofia e Ciências Sociais, Mestrado em Filosofia Social, Doutorado em Educação, Livre Docência em Filosofia da Educação. Professor titular aposentado da Unicamp e atual Professor da Unisal. Tem mais de 60 obras publicadas nas áreas de Educação, Espiritualidade, Filosofia, Sociedade, Poesia, Espiritismo.

  • Juarez Tadeu de Paula Xavier­

Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo.

  • Leandro Uchoas Ribeiro

Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (1999). Possui pós-graduação em Gandhian Nonviolence Theory and Application na universidade Gujarat Vidyapith, na Índia. Dirige o Instituto Shanti Brasil, na área de Cultura de Paz, como educador e ativista.

 

  • Leonildo Silveira Campos (palestrante)

Graduação em Teologia (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil); graduação em Filosofia, pela Universidade de Mogi das Cruzes; mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo.

 

  • Luis Augusto Beraldi Colombo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Mestrado em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie.

 

  • Luis Marcos Ferreira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (1998). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - Unesp. Atualmente é Professor nas Faculdades Integradas Maria Imaculada FIMI. Membro do grupo de pesquisa sobre Filosofia Contemporânea: Habermas. Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência - SBHC . Membro da Associação Filosófica: Scientia Studia. Membro da Sociedade Kant Brasileira - SKB. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética - SBB.

  • Luiz Carlos Ramos

Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005); mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996); graduação em Bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul / Universidade Mackenzie (1983); graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Teologia, Ciências da Religião, com ênfase em Práxis e Sociedade e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenômeno Religioso, Teologia Fundamental, Ecumenismo, Ética, Bioética, Liturgia, Homilética, Comunicação e Metodologia Científica de Pesquisa. (http://www.luizcarlosramos.net)

  • Maria Aparecida Guedes Monção

Graduação em Serviço Social pela Universidade São Francisco, mestrado em Psicologia da Educação pela PUC-SP, doutoranda em Estado e Sociedade na Faculdade de Educação da USP.

 

  • Mauricio Zanolini

Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia Espírita, tem diversos trabalhos de design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou por 7 anos o programa norte americano Council on International Educational Exchange de intercambio filiado a PUC-SP e a FGV. Hoje atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta. Assina alguns textos para o blog da Universidade Livre Pampédia e participa na técnica e como co-apresentador do programa Educação Para Todos da Rádio Boa Nova. Também escreve no blog dos Quadrinheiros (sobre Histórias em Quadrinhos) e roteiriza e edita webséries para o canal do youtube do grupo.

 

  • Monja Heishin Gandra

Pedagoga com especialização em Gestão Ambiental. Atuação em Políticas Públicas, Cultura de Paz e Não Violência. Ordenada monja por Monja Coen em 2008. Comunidade Zen Budista Templo Tenzui Zenji.

  • Roberto Colombo

Graduado em Engenharia Industrial Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1960) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2003). Foi professor convidado em cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico e Administração da Produção na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Escola de Negócios Trevisan e na Unip.

 

  • Rogério Ribeiro Cardoso

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFU (2005), com ênfase em Engenharia Biomédica. É também formado em Pedagogia pela UFU (2007), atuando com pesquisas nas áreas de Filosofia e História da Educação, Metodologias e Práticas de Ensino e Educação Inclusiva. Doutor e História da Educação. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia (IFTM-Udi).

 

  • Samantha Lodi

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ Unesp (2002) e licenciatura em História (2012), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009), na área História, Filosofia e Educação. Doutora em Educação na UNICAMP, na área História da Educação.

 

  • Sandra Jacqueline Stoll

Graduação em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná.

 

  • Silvio Almeida

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor de Filosofia do Direito, Introdução ao Estudo do Direito e Metodologia da Pesquisa Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu (SP). Presidente do Instituto Luiz Gama (SP). Advogado em São Paulo.

 

  • Sinuê Neckel Miguel

Possui Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: espiritismo, política, socialismo, autogestão e Iugoslávia.

 

  • Thiago Borges de Aguiar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação na área de História da Educação e Historiografia (2010). Realiza pesquisas em História da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Idade Média, Igreja, Universidade, Cartas, Jan Hus e Jan Comenius (Komensky). É líder do Grupo de Estudos História da Educação e Religião (GEHER-FEUSP), onde, atualmente, realiza seu pós-doutorado. 

 

Nossos Apoiadores

       

Ao longo dos anos em que se constituiu a Editora Comenius (desde 1998), depois a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita
(desde 2004) e depois, com o nascimento e o desenvolvimento da Universidade Livre Pampédia, foram muitas as pessoas físicas e jurídicas, que fizeram doações significativas, financiaram edições de livros, fizeram muito trabalho voluntário, acreditaram na ideia e contribuíram para que ela ganhasse forma.

 

  • Jamile Tupinambá

  • Joelma Carvalho Vilar 

  • ​José Mauro Biazeto

  • Julia Nezu

  • Kátia Del Giorno

  • Leno Pinheiro

  • Leocadia de Castro

  • Lili Lungarezi

  • Luiz Roberto Rigby

  • Luis Colombo

  • Luiz Fernando Tavares Meireles

  • Luzinete Bezerra de Lima

  • Marcelly Magliano

  • Nildene Mineiro

  • Patrícia Malite

  • Patrícia Pederiva

  • Paulo Rezinski

  • Pedro Nakano

  • Priscila Grigoletto Nacarato

  • Przemek Grzybowski

  • Roberto Colombo

  • Semi Anis Smaira

  • Thaty Garcia Annechini

  • Vandira Marques Simões

  • Vera Gonzaga

  • Capemisa Social (César Reis)

  • Hoje - Hospital João Evangelista (Cândido Vallada, Homero Vallada e Paulo Vallada)

  • Maubertec (Maurício Gertsenchtein e José Roberto Bernasconi)

  • Fundação Pestalozzi (Cleber Novelino)

  • Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

  • Feeb (Federação Espírita da Bahia)

  • RW Turismo (Márcia Valente e Wanda Guerreiro)

  • Instituto Lachâtre (Alexandre Rocha)

  • Lis Gráfica

  • Alcione Francisca Garcia Fonseca

  • Alessandro Cesar Bigheto

  • Alex Myller

  • Alexandre Berbel

  • Alexandre e Claudia Mota

  • Alexandre Guidi

  • Alice Bonvino

  • Alysson Leandro Mascaro

  • Anna Luiza Papacídero

  • André Andrade Pereira

  • André Luis Peixinho

  • Antonio Carlos Molina

  • Ariovaldo e Cristina Cesar

  • Ary Cintra Paiva

  • Belise Kmentt Cavada

  • Benedito e Maria de Lourdes  Souza

  • Bernardo Gonçalves

  • Carla Rocha Pavão

  • Cassiano Ricardo Lopes

  • Claudia e Daniel Gelernter

  • Claudia Rocha Azevedo

  • Daniela Robertta

  • Deise Carrijo

  • Dora Incontri

  • Eduardo Ferreira Valério

  • Florêncio Anton

  • Franklin Santana Santos

  • Grupo de apoio de ex-alunos da Pedagogia Espírita: Josecler Gomes Moreira, Everson Ramos de Oliveira, Yukari Ritzman, Renato Andrioli, Silvia Soler Bianchi, Tamara Bernardes, Maurício Zanolini)

  • Gonçalina Aparecida de Oliveira

  • Humberto Barros

  • Iara Lazzarini

  • Ivanir Sanches

  • Izabel Vitusso

Também como apoio financeiro, contamos com a colaboração dos associados da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.
E além do apoio financeiro, contamos com o voluntariado de inúmeras pessoas, que trabalham conosco.

Pós em Pedagogia Espírita

Mantenedora  |

  • w-facebook