Coordenação - Alessandro Bigheto e Dora Incontri
Calendário 
  

FEVEREIRO / MARÇO

Por que estudar História? Por que e como ensinar história? Uma reflexão e um panorama de tempo histórico

A história é a grande mestra para entendermos o mundo em que vivemos, orientarmos nossa ação e, quem sabe, aprendermos com os erros passados… mas a história exige mergulho no tempo, interpretação dos fatos, análise das ideias. Não se trata de um campo neutro: há diferentes teorias históricas, diversas escolas. Do grego Heródoto à Escola Nova francesa, das concepções idealistas às materialistas – há muitas formas de se ler a história e entender seu desdobrar-se.

ABRIL / MAIO

A Civilização Grega – o berço de todas as coisas?

Na Grécia nasce a democracia, o teatro, a poesia lírica e a poesia épica, a medicina, a filosofia e… a história, como ciência de narrativa do tempo. Para nos situarmos na civilização ocidental, imprescindível entrar na história grega e lá observarmos tudo o que de lá trouxemos.

JUNHO / JULHO

O Cristianismo e suas fases históricas (da Roma antiga ao Papa Francisco)

A mensagem de Jesus mudou a face do mundo e até hoje é objeto de interpretações discrepantes, de defesas e de críticas ardorosas. Fato é que desde a conversão do Ocidente ao cristianismo, a história se dividiu entre antes e depois de Cristo. Ideias, instituições, guerras, mártires, filósofos, momentos históricos distintos marcados pelo cristianismo podem nos clarear sobre o que é ainda hoje o cristianismo em pleno século XXI.

AGOSTO / SETEMBRO

A Idade Moderna – o humanismo, ciência e o nascimento do capitalismo

Durante mil anos, a Igreja Católica exerceu um poder hegemônico na Europa. O sistema econômico era o sistema feudal. O Renascimento assiste à conquista dos mares, ao valor do homem e ao nascimento do sistema econômico que até hoje nos rege. Do mercantilismo ao neoliberalismo, é possível traçar um roteiro de entendimento?

OUTUBRO / NOVEMBRO

O Brasil na história – uma história bem contada?

O Brasil foi descoberto ou conquistado? Os indígenas catequizados ou exterminados? A escravidão, um processo que não terminou? A educação se iniciou entre nós por um projeto da contrarreforma e ainda hoje é refém dos interesses das classes dominante. O Brasil colônia de ontem e de hoje.

DEZEMBRO / JANEIRO

A história do século XX e sua história não contada.

A história, hoje se sabe, é a narrativa dos vencedores e está submetida a várias manipulações, omissões, interpretações e pode até nos parecer difícil descobrir a objetividade dos fatos. No mundo da pós-verdade, permeado de teorias de conspirações, como entender a história recente, como saber o que de fato acontece?

Pós em Pedagogia Espírita

Mantenedora  |

  • w-facebook