INCRIÇÕES ABERTAS
VAGAS LIMITADAS!
Valor do pacote - R$ 800,00
Avulso - R$ 250,00
Clique nas imagens abaixo para fazer o pagamento.
Curso online pelo Zoom!
Conversas com Dora Incontri
Esses encontros serão de debate com a autora, sobre o livro, que já é best-seller, Kardec para o século 21. Em 4 meses, já está na 3ª edição.
Cada encontro tratará de um tema, com uma parte de exposição de Dora Incontri, seguida de uma conversa aberta com os participantes.
Os encontros serão gravados e poderão ser visualizados pelos participantes do grupo por quantas vezes quiserem, por tempo indeterminado.
Você pode se inscrever para participar de todos (com um desconto) ou fazer inscrição avulsa, de cada um em separado.
Requisito: Antes de cada encontro, os participantes serão convidados a ler um capítulo do livro Kardec para o século 21, indicado pela autora, para que o debate possa ser mais aprofundado. O livro está à venda na loja online da Editora Comenius.
1ª Conversa – Como ler Kardec? – 20 de agosto
O que significa reler Kardec? Em que contexto devemos fazer isso? Como fazê-lo dialogar com nosso tempo? Este primeiro encontro trata justamente do propósito desta importante obra de Dora Incontri e de todo o trabalho que a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, a Universidade Livre Pampédia e a Editora Comenius vêm realizando. Está em curso uma proposta de resgatar Kardec para nossos dias, com as devidas críticas aos limites do seu tempo.
2ª Conversa – Espiritismo e ciência – 24 de setembro
Kardec pretendeu fazer do espiritismo uma ciência. Mas que ciência era a de seu tempo? Ele conseguiu atingir essa formatação científica para a pesquisa dos fenômenos mediúnicos? E a ciência de hoje se abre para o espiritismo? O espiritismo é uma pseudociência, como pretendem muitos acadêmicos, e é meramente uma religião? Há muitos aspectos a serem discutidos e revisitados para o debate dessa questão importante.
3ª Conversa – Espiritismo e filosofia – 22 de outubro
Kardec dizia que o espiritismo é uma “filosofia espiritualista”, uma “filosofia sem os prejuízos do espírito de sistema”. O que ele queria dizer com essas definições? O espiritismo de fato tem um método filosófico consistente, capaz de entrar em debate com outras visões filosóficas, tradicionais ou contemporâneas? Como nos apropriarmos do espiritismo como uma filosofia racionalista e espiritualista, sem escorregarmos no dogmatismo ou na banalidade dos argumentos?
4ª Conversa – Espiritismo e religião - 26 de novembro
Kardec pensou o espiritismo como religião? Eis um debate sem fim. Porque repetidas vezes, ele afirmou com todas as letras que não se tratava de uma nova religião. Por outro lado, ele escreveu o livro O Evangelho segundo o espiritismo, que embora seja uma abordagem sobre a ética de Jesus, está recheado de preces e quem ora está praticando um ato tradicionalmente religioso. Há uma contradição nesse aspecto na obra de Kardec ou ele estava se debatendo ideias, para as quais ainda não havia palavras para defini-las? E a “religião espírita” no Brasil, o que é?